quarta-feira, 2 de maio de 2012

Programação cultural do mês de maio de 2012





     Rua Paulo Eiró, 525 – junto à Pça. Floriano Peixoto - Sto Amaro – tel. 5687-040
E-mails :bmbelmonte@yahoo.com.br e bmbelmonteculturapopular@yahoo.com.br
              http://bibliotecabelmontesp.blogspot.com/

PROGRAMAÇÃO GRATUITA –MAIO - 2012


TEATRO - INFANTIL



CIDADE AZUL - Cia Truks - O espetáculo conta como nasce, cresce e se fortalece uma comovente amizade entre duas crianças de realidades tão diferentes: um menino das ruas, e uma menina perdida pelas ruas. Eles nos revelam a sábia capacidade que as crianças têm de se aproximarem umas das outras, vencendo os preconceitos através de seus jogos e brincadeiras. Cidade Azul é um lugar que, por muito pouco, quase não existe. Mas existe, sim! Existe dentro da cabecinha de um menino teimoso, que insiste não apenas em sonhar, mas em transformar, nem que seja como um sonho, o seu em um lugar melhor para se viver. 50 minutos. Livre.   Dia 5, sábado, às 11h.




 
LADO DE LÁ  - Cia Luarnoar - O infantil relata um pouco das histórias africanas contadas a partir das curiosidades e das observações que este povo faz na natureza. Como, por exemplo: Por que a girafa não fala, por que o morcego só sai à noite, por que o cachorro se tornou um fiel amigo do homem... Esses questionamentos e inquietações viraram lendas, que revelam a riqueza do povo africano. Livre. 50 min. Dia 19/05, Sábado – 11h.
 



SHOW


SARAU SERTANEJO Todos últimos sábado do mês, grupos de viola caipira e cantoria se encontram no tradicional sarau sertanejo da Belmonte. O público canta, faz poesia matuta, propõe músicas e interage com os cantores e apresentadores. Organização: Paula Dundee.  Apresentação: Guarani. Dia 26/05, sábado, às 15h.




LITERATURA

XIV ENCONTRO DE ESCRITORES CORDELISTAS – O cordelista, xilógrafo, professor e idealizador da caravana do cordel João Gomes de Sá retorna à Belmonte para falar sobre a influência da literatura de cordel na sua vida e obra. Dia 25/05, sexta-feira, 19h.

ESPAÇO GOURMET DELÍCIAS DA LITERATURA ORAL . O concorrido encontro que reúne e expressa manifestações da cultura popular em um ambiente de comedoria e serve ao público um cardápio que traz: cantigas de roda gratinadas no forno da memória, salpicão de trava-línguas, com lascas de parlendas, cordel ao ponto marinado com causos, sorvete de advinhas com cobertura de anedotas, finalizado com licorzinho de ditos populares. Com Antonia Andrea de Sousa. Dia 25/05 -  sexta-feira, às 14h30.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

CONTAR É PRECISO, LER É INDISPENSÁVEL - Leitura e Narrativas de histórias e contos estimulam o potencial criativo e o prazer de ler. Público alvo: participantes de programas de incentivo à leitura.  Inscrições pelo telefone: 5687-0408. Com contadora de histórias e mediadora de leitura Antonia Andréa de Sousa.  Dias 16 e 30/05, quartas-feiras, às 10h e 14h -

 NO COLO DO LIVRO, COM LIVROS AO COLO. Mediação de leitura, histórias de meiguice, parlendas de brincar e cantigas de ninar para bebês de 0 a 2 anos; Edição Mamãe com açúcar, em referencia ao dia das mães. A sala de contação transforma-se em um quarto de brinquedos, onde 10 duplas - bebês e mamães interagem com as contadoras. Com Antonia Andréa de Sousa, Izabel Andrade e Maria Luiza Rocha. Dia 09/05,  quarta-feira, às 14h30.

CURSOS

CULTURAS POPULARES NA EDUCAÇÃO... PARA ALÉM DA DIVERSÃO: Curso de formação básica sob aspectos das culturas populares tradicionais do Brasil, concentrando-se em expressões que permitem a aplicação nas atividades educacionais do ciclo infantil, incluindo danças, musicas, jogos tradicionais, parlendas, contos, mitos, brincadeiras e brinquedos, artesanato, jogos dramáticos, contação de histórias e outras formas, com professores especializados. Dias 12, 19 E 26/05 – Sábados – 10 às 13h. 

MÚSICA VOCACIONAL: Aberto a grupos, bandas formadas ou em formação e interessados na prática musical. Para público acima de 14 anos. Artista orientadora: Giselle Ramos. 
Quintas-feiras, das 10h às 12h e das 12h30 às 16h30.
 
TEATRO VOCACIONAL: Grupos de Estudos de Dramaturgia, para pessoas a partir de 14 anos. Artista orientador: Antonio Jr.  Segundas-feiras das 14h30 às 17h30, Sábados, das 12h30 às 15h30.

OFICINA

SEMEANDO E AFIANDO LÍNGUAS ENCANTADAS  - Reflexões, dinâmicas e vivências sobre a arte de ler e contar histórias. Contadores convidados narrarão contos onde a mãe é personagem central. Com Antonia Andréa de Sousa, especialista na arte de contar histórias.  Participação de Vanessa Meriqui e Eliade Roberto.  Dia 12/05, das 11h às 13h.

QUADRINHOS EM XILOGRAVURA - Integrando o projeto “Fanzines nas Zonas de Sampa” da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas iniciado em 2006, esta oficina leva ao público infantil uma linguagem que desenvolve e estimula a criatividade para o desenho, escrita e leitura. Haverá aulas teóricas e práticas.  O diferencial desta oficina, brilhantemente ministrada pelo artista orientador Ezê na Biblioteca Belmonte, está na junção das duas técnicas: quadrinhos e Xilogravura. Aos sábados, das 10 às 13h.



EXPOSIÇÕES FIXAS
de segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 9h às 16h.

VISAGENS VISÕES COMUNS, VISÕES SUBLIMES: Exposição  é composta por xilogravuras feitas por Ernesto Bonato a partir de retratos também realizados pelo artista, de pessoas que circulam, trabalham ou moram no entorno da biblioteca. A exposição homenageia a arte popular na figura de homens e mulheres comuns, depositários e vivificadores da cultura brasileira. Exposição permanente no saguão da Biblioteca.
 
DIÁLOGOS ENTRE TÉCNICAS E GERAÇÕES - EXPOSIÇÃO DA PRODUÇÃO DE XILOGRAVURA DOS ALUNOS DA BELMONTE: Exposição dos trabalhos dos alunos dos cursos de xilogravura em várias técnicas, realizado de fevereiro a dezembro de 2009, coordenado pelos professores artista Eduardo Ver e Ezequiel. Na Sala de Oficinas.

 VISITAS MONITORADAS – A biblioteca recebe grupos previamente agendados para conhecer o acervo e a Sala de Cultura Popular. Agendamento pelo  telefone 5687-0408.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário