Rua Paulo Eiró, 525 – junto à Pça. Floriano Peixoto - Sto Amaro – tel. 5687-0408
http://br.mc1615.mail.yahoo.com/mc/compose?to=bmbelmonte@yahoo.com.br e bmbelmonteculturapopular@yahoo.com.br
PROGRAMAÇÃO GRATUITA –MARÇO - 2012
De 05 a 30- 2ª. a 6ª, das 10 às 19h e sáb. das 9 às 16h.- MITOS: METAMORFOSES NA BIBLIOTECA - O público poderá conferir belas ilustrações de mitos e lendas criadas pelo artista plástico Roberto Marques. A técnica de colagens de recortes em papel Colorplus de cores chapadas, denominada pelo próprio artista de ‘’desenho com tesoura’’, são minuciosas, feitas por quem valoriza a habilidade manual e é caracterizada por sua clareza e harmonia, acentuando a poesia das imagens. A produção é feita pela Via Social (Lei de Incentivo à Cultura) e patrocinada por Banco Itaú, Eletrobras e Ministério da Cultura. Módulo Editado .
De 19 a 31/03, 2ª a 6ª das 10 às 19h e sáb. das 9 às 16h. -
TECENDO 30 ANOS DE FEMINISMO -Painel coletivo bordado por 20 mulheres que retratam a história do feminismo no Brasil. A partir do acervo documental (fotos, cartazes, agendas, pinturas, etc) da ONG União de Mulheres de São
PALESTRA
Dia 23 de março, sexta, das 14 ás 17h.
BATE PAPO: 30 ANOS DE FEMINISMO
Com Maria Amélia de Almeida Teles, coordenadora do Projeto de Promotoras Legais Populares e do Projeto Maria, Maria, e integrante da União de Mulheres de São Paulo; e Therezinha Gonzaga, arquiteta, também integrante da União das Mulheres. Exibição do Documentário com Duração: 15 min. Diretora: Elisa Gargiulo - Em 2011, a União de Mulheres de São Paulo completou 30 anos. Elisa Gargiulo fez um documentário sobre a fundação e trajetória dessa instituição, que é uma das principais organizações feministas da América Latina. Com depoimentos de Terezinha Gonzaga, Crimeia Almeida, Amelinha Teles, Arlene Ricodi, Katia Antunes, Margarete Rago e outras, este curta conta uma parte da história do feminismo no Brasil.
TEATRO
Dias 03, sábado, às 14h; 13, terça-feira, às 19h, e 28/03, quarta-feira, às 19h. - ENCONTRO COM O DESTINO – Peça contemplada com o Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel Patativa do Assaré ed. 2010 do Ministério da Cultura, adaptada do folheto de cordel de mesmo nome escrito pelo poeta Moreira de Acopiara. A peça conta a história de um ex-combatente de Canudos que ficou cego.Em vez de ir para o Rio de Janeiro na busca pelo seu Capitão na época da guerra, desembarca por engano em São Paulo, no Brás, onde eram recebidos os imigrantes em busca de trabalho. Direção: Paulo Bueno. Cia. Trupe di Cinco. Adaptação do Cordel de Moreira de Acopiara.
Dia 31, sábado – 11h - GUARDA ZOOL - Cia Circo De Bonecos - O espetáculo conta a história de dois amigos atrapalhados que se preparam para um dia de passeio à praia. Ao pisarem na areia a confusão começa e só termina no fim do espetáculo, sem que os atores saiam de cena um só segundo. Os limites do "isso pode" e "isso não pode", tão caros entre pais e filhos temperam essa divertida história. Acima de 3 anos. 55 minutos.
SHOW
Dia 17, sábado às 17h - MOSTRA CHAPÉU DE PALHA – A Biblioteca Belmonte recebe a Mostra Chapéu de Palha, projeto premiado pelo Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel Patativa do Assaré do MINC, que consiste na exibição de documentário sobre o poeta Patativa do Assaré e apresentações de repentistas, cordelistas e Forró Pé-de-Serra. Haverá degustação de quitutes tipicamente nordestinos.
Dia 31, sábado, às 15h - SARAU SERTANEJO – Todos últimos sábado do mês, grupos de viola caipira e cantoria se encontram no tradicional sarau sertanejo da Belmonte. O público canta, faz poesia matuta, propõe músicas e interage com os cantores e apresentadores. Organização: Paula Dundee. Apresentação: Guarani.
LITERATURA
Dia 14, quarta, às 11h - V ENCONTRO DE MULHERES ESCRITORAS EM SANTO AMARO - No auditório Kiyomi Oba, rico encontro no qual escritoras falam e respondem sobre suas experiências literárias. Participação de Vanessa Meriqui, Isaura Camila, Maríla do Céu, Nina Ferraz, Mara Cedro, Leda Krml.
Dia 15, quinta-feira, 19h - XIII ENCONTRO DE ESCRITORES CORDELISTAS – Edição especial: Vencedores do Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel Patativa do Assaré e lançamento dos respectivos cordéis: Os três fios de cabelo de ouro do diabo – Josué Gonçalves de Araújo; O martírio de uma mãe pelo filho drogado – Varneci do Nascimento; A saga de Berenice com seu boizinho encantado – João Gomes de Sá; Rino: O rato que roeu a roupa do rei de Roma – Cleusa Santo; e No Reino dos Imbuzeiros – Aldy Carvalho.
Dia 30, sexta-feira, às 14h30 - ESPAÇO GOURMET DELÍCIAS DA LITERATURA ORAL – O concorrido encontro que reúne e expressa manifestações da cultura popular em um ambiente de comedoria e serve ao público um cardápio que traz: cantigas de roda gratinadas no forno da memória, salpicão de trava-línguas, com lascas de parlendas, cordel ao ponto marinado com causos, sorvete de advinhas com cobertura de anedotas, finalizado com licorzinho de ditos populares. Com Antonia Andrea de Sousa. Chefs Convidadas: Izabel Andrade, Alda Colmanette, Iraci Cardoso, Vera Bastida, Rosa Bruno e Carla Clark que relatarão e apresentarão suas receitas prediletas; na sala temática.
ENCONTRO
Dia 16, sexta-feira, às 11h - MULHERES ARRETADAS E PORRETAS! - Mulheres policiais civis, militares, Guardas Civis Metropolitanas, seguranças patrimoniais, Bombeiras, caminhoneiras, sapateiras, aviadoras e pedreiras relatam suas histórias de superação, conquistas e descobertas. Na ocasião as mulheres receberão a medalha MAP (MULHER ARRETADA E PORRETA) patrocinadas pelo ROTARY CLUB PONTE ESTAIADA e entregues por uma delegação de personalidades e autoridades masculinas. Participação do ator Aderaldo Maia que, valendo-se de carretéis, lãs, linhas e teares apresenta a performance: Mulher tecelã. Auditório Kyiomi Oba.
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Dias 7 e 21, quartas-feiras, às 10h e 14h - CONTAR É PRECISO, LER É INDISPENSÁVEL - Leitura e Narrativas de histórias e contos estimulam o potencial criativo e o prazer de ler. Público alvo: participantes de programas de incentivo à leitura. Inscrições pelo telefone: 5687-0408. Com contadora de histórias e mediadora de leitura Antonia Andréa de Sousa.
Dia 10, sábado, às 15h - PEQUENAS LEITORAS CONTAM GRANDES MULHERES - 3º ano do projeto onde meninas de 8 a 12 anos contam histórias cujos personagens centrais são mulheres da história universal. Participação de Débora Davito, Luana Magalhães e Carolina Tomazelli.. Na sala de contação.
Dia 20 , terça-feira, às 14h30 - SOB AS RENDAS DAS REDES A REDE RODA CONTOS COM CANTOS
Em homenagem ao Dia Mundial de Contação de Histórias, a Biblioteca Belmonte promove uma roda de contadores que narra contos de gêneros diferentes e em estilos diversos mas tendo em comum cantigas, ladainhas e trovas como componentes da narrativa. A ação acontece no auditório Kiyomi Oba onde a ambientação vale-se de redes e rendas.
Dia 28, quarta-feira, às 14h30 - NO COLO DO LIVRO, COM LIVROS AO COLO. Mediação e narrativa de histórias para bebês de 0 a 2 anos acompanhados de pais ou de professores, babás, avós, tios. A sala de contação transforma-se em um quarto de brinquedos, onde 10 duplas - bebês e acompanhantes - interagem com os contadores valendo-se livros de pano, plástico e livros-brinquedos, contos de meiguice e cantigas de ninar. Com Antonia Andréa de Sousa, Izabel Andrade e Maria Luiza Rocha.
OFICINA
QUADRINHOS EM XILOGRAVURA - Integrando o projeto “Fanzines nas Zonas de Sampa” da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas iniciado em 2006, esta oficina leva ao público infantil uma linguagem que desenvolve e estimula a criatividade para o desenho, escrita e leitura. Haverá aulas teóricas e práticas. O diferencial desta oficina, brilhantemente ministrada pelo artista orientador Ezê na Biblioteca Belmonte, está na junção das duas técnicas: quadrinhos e Xilogravura. As aulas ocorrerão aos sábados, das 10 às 13h, a partir do dia 10 de março. Inscrições abertas.
DIÁLOGOS ENTRE TÉCNICAS E GERAÇÕES - EXPOSIÇÃO DA PRODUÇÃO DE XILOGRAVURA DOS ALUNOS DA BELMONTE: Exposição dos trabalhos dos alunos dos cursos de xilogravura em várias técnicas, realizado de fevereiro a dezembro de 2009, coordenado pelos professores artista Eduardo Ver e Ezequiel. Na Sala de Oficinas
EXPOSIÇÕES FIXAS: de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 9h às 16h.
VISAGENS VISÕES COMUNS, VISÕES SUBLIMES: Exposição é composta por xilogravuras feitas por Ernesto Bonato a partir de retratos também realizados pelo artista, de pessoas que circulam, trabalham ou moram no entorno da biblioteca. A exposição homenageia a arte popular na figura de homens e mulheres comuns, depositários e vivificadores da cultura brasileira. Exposição permanente no saguão da Biblioteca.
VISITAS MONITORADAS – A biblioteca recebe grupos previamente agendados para conhecer o acervo e a Sala de Cultura Popular. Agendamento pelo telefone 5687-0408.
Nenhum comentário:
Postar um comentário