sexta-feira, 27 de julho de 2012

O mês de agosto ainda é caipira na Belmonte!

                      Rua Paulo Eiró, 525 – junto à Pça. Floriano Peixoto - Sto Amaro – tel. 5687-0408
bmbelmonte@yahoo.com.br e bmbelmonteculturapopular@yahoo.com.br
PROGRAMAÇÃO GRATUITA – AGOSTO - 2012

TEATRO 




O INOCENTE NO DOPS - Uma comédia sobre a ditadura militar, que dentre outros objetivos salienta a conquista do voto no Brasil e a conscientização do mesmo.  Com o Grupo Palavra. Texto Tom Martins,Direção: Roberto Asor, Elenco: Carlos Shiavon, Tom Martins, Eder Brito e Guilherme Vale. Trilha Sonora: Eder Brito e Guilherme Vale.  A peça faz parte do projeto vencedor do prêmio VAI: Eu voto, tu votas, ele vota, nós votamos, vós votais, eles votam e você em quem votou? . Para público jovem e adulto.  Dias: 3/08 6ª. às 19h, e 11/08, sábado, às 14h. 



TEATRO - INFANTIL

 FOLIA DE BOI - Núcleo Trecos e Cacarecos - O espetáculo apresenta, através de música ao vivo, bonecos e bom humor, uma mescla de versões da tradicional história do Boi Bumbá. Com medo de que seu filho nasça com cara de boi, o vaqueiro Matheus mata o animal que pertence ao coronel da cidade para satisfazer o desejo de sua esposa grávida, Catirina. Para não ser punido, ele tenta ressuscitar o bicho, recorrendo a artifícios medicinais e rituais religiosos. Depois de muita confusão, todos caem na folia ao som de maracás, matracas e pandeiros tocados ao vivo.  50 minutos. A partir de 2 anos. Dia 04/08, sábado, às 11h.

O CASAMENTO ENTRE O CÉU E A TERRA - A Cia. Luarnoar  traz à cena a obra de Leonardo Boff, "O Casamento entre o Céu e a Terra" apresentando histórias da cultura indígena, unindo à palavra, a magia dos sons e da encenação, numa expressão única do teatro narrativo.  50 minutos. LivreDia 18/08 – sábado – 11h

SHOW

PEQUENO PASSEIO MUSICAL – Harpa Instrumental - Com Vinicius Medrado. O fio condutor deste show é a harpa e seu uso em diversas tradições musicais. Da harpa celta ao koto oriental, passando pela música latino americana. Canções peruanas, venezuelanas, caribenhas, paraguaias, japonesas, celtas e brasileiras nos conduzem por paisagens ancestrais. 10 de agosto, sexta-feira, 19h. 
DESAFIO DE CURURU - Com Grupo de Cururu de Sorocaba. Será apresentado o que é o cururu, em que cada apresentação é única já que não é ensaiado. A seguir será apresentado um espetáculo. Na transição de um cantador para o outro, sempre é contado um causo curto, dentro do contexto cantado. Livre. 60 min. Dia 15/08, 4ª. feira, às 10h e às 14h.
AGOSTO CAIPIRA Com Gupo Mosaico Brasil - Espetáculo musical com músicas do universo caipira, permeado da narração de causos e declamação de poemas, com o objetivo de levar ao conhecimento do público as influências e contribuições da Cultura Caipira na obra de importantes nomes das artes no Brasil. Livre. 60 min. Dia 16/08, 5ª. feira, às 19h.

 
SARAU SERTANEJO Todos últimos sábado do mês, grupos de viola caipira e cantoria se encontram no tradicional sarau sertanejo da Belmonte. O público canta, faz poesia matuta, propõe músicas e interage com os cantores e apresentadores. Organização: Paula Dundee.  Apresentação: Guarani, Apoio Técnico: Ivoneide.   Dia 25/08, sábado, às 15h.



LITERATURA


ENCONTRO DE ESCRITORES - com Zé Sarmento.  Autor de literatura jovem e adulta, o escritor  do "O Escritor nas Bibliotecas", que integra a programação da Mostra das Estéticas da Periferia, vem a biblioteca Belmonte para conversar com os leitores.  Dia 22, 4ª.feira, 19h



LANÇAMENTO DE LIVRO - "Toinha dos Inhamuns: a menina que amava as palavras",  primeiro livro da contadora de histórias e mediadora de leitura da Biblioteca Belmonte,  Andrea de Sousa. No lançamento a contadora de histórias e mestre em psicologia infantil Ivani Magalhães conduz um bate papo sobre a ludicidade literária valendo-se das manifestações brincantes, provocações das competências artísticas e da celebração o ato de ler  que a obra propõe. Toinha dos Inhamuns: a menina que amava as palavras será contada por João Luis do Couto. Para profissionais da arte narrativa, arte-educação, salas de leitura, brinquedistas e professores de portugues.Dia 22/08, 4ª.feira, às 14h30.

ESPAÇO GOURMET DELÍCIAS DA LITERATURA ORALEspaço gourmet delícias da literatura oral Com Antonia Andrea de Sousa. "Folclore Gratinado ao forno da Memória". O encontro que reúne e expressa manifestações da cultura popular em um ambiente de comedoria e serve ao público um cardápio que traz: cantigas de roda gratinadas no forno da memória, salpicão de trava-línguas, com lascas de parlendas, cordel ao ponto marinado com causos, sorvete de advinhas com cobertura de anedotas, finalizado com licorzinho de ditos populares.Dia 31/08, sexta-feira, às 14h30.


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

CONTAR É PRECISO, LER É INDISPENSÁVEL - Leitura e Narrativas de histórias e contos estimulam o potencial criativo e o prazer de ler. Público alvo: participantes de programas de incentivo à leitura.  Inscrições pelo telefone: 5687-0408. Com contadora de histórias e mediadora de leitura Antonia Andréa de Sousa.   Dia 08/08, 4ª.feira, às 10h e 14h.
NO COLO DO LIVRO, COM LIVROS AO COLO. Mediação e narrativa de histórias para bebês de 0 a 2 anos acompanhados de pais ou de professores, babás, avós, tios. A sala de contação transforma-se em um quarto de brinquedos, onde 10 duplas - bebês e acompanhantes - interagem com os contadores valendo-se livros de pano, plástico e livros-brinquedos, contos de meiguice e cantigas de ninar. Com Antonia Andréa de Sousa, Izabel Andrade e Maria Luiza Rocha. Dia  29/08 , 4ª.feira, às 14h30
                                       OFICINA

 
"TEATRO POLÍTICO OU TEATRO COMO POLÍTICA? – SER CIDADÃO NÃO É VIVER EM SOCIEDADE, É TRANSFORMÁ-LA”. Ministrada por Guilherme Vale, artista convidado do Grupo Palavras, esta oficina faz parte do projeto vencedor do prêmio VAI: Eu voto, tu votas, ele vota, nós votamos, vós votais, eles votam e você em quem votou? e versa em promover a análise teórica, bem como a prática dos conceitos criados por Augusto Boal com o método “Teatro do Oprimido” e cada uma de suas seis técnicas convergentes.  Será composta por 4 encontros: Dias 10/08, 17/08, 24/08 e 31/08, 6as.feiras,  das 13 às 17h.






SEMEANDO E AFIANDO LÍNGUAS ENCANTADAS  - DE ASA BRANCA AO LUAR DO SERTÃO – LUIZ GONZAGA, o encantador, contador e cantador de histórias. Com Antonia Andréa de Sousa, especialista na arte de contar histórias. Participação de Carlos Silva e João Luiz do Couto.  Dia 11/08 – sábado – das 11h às 13h
 




MAZZAROPI – UMA HISTÓRIA ÚNICA NO CINEMA 
BRASILEIRO. O jornalista e crítico de cinema Celso Sabadin, que prepara o lançamento de seu documentário em longa metragem sobre Mazzaropi, analisa o fenômeno Amancio Mazzaropi não somente pelo seu aspecto mais conhecido – o de ator cômico – como também em suas facetas como argumentista, diretor, distribuidor e  produtor cinematográfico de extremo sucesso. Uma história única dentro do cinema brasileiro. Inscrições na Biblioteca. Dia 23/08 -  5ª.feira – 19h

 MÚSICA VOCACIONAL – Iniciação musical e instrumental. Para o público acima de 14 anos, com a Artista Orientadora Giselle Ramos. Todas as 5as. feiras das 10h às 13h e das 13h30 às 16h30 –. Inscrições na Biblioteca.

TEATRO VOCACIONAL – Orientação de Grupos de Teatro Amador, Grupos de Estudos e Leituras Dramáticas e Teatro para jovens a partir de 14 anos, com o Artista Orientador Antonio Jr. 2as.feiras, das 14h30 às 17h30 e sábados, das 12h30 às 15h30 – Inscrições na Biblioteca.

EXPOSIÇÕES PERMANENTES: de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 9h às 16h.

VISAGENS VISÕES COMUNS, VISÕES SUBLIMES: Exposição  é composta por xilogravuras feitas por Ernesto Bonato a partir de retratos também realizados pelo artista, de pessoas que circulam, trabalham ou moram no entorno da biblioteca. A exposição homenageia a arte popular na figura de homens e mulheres comuns, depositários e vivificadores da cultura brasileira. Exposição permanente no saguão da Biblioteca.
 
DIÁLOGOS ENTRE TÉCNICAS E GERAÇÕES - EXPOSIÇÃO DA PRODUÇÃO DE XILOGRAVURA DOS ALUNOS DA BELMONTE: Exposição dos trabalhos dos alunos dos cursos de xilogravura em várias técnicas, realizado de fevereiro a dezembro de 2009, coordenado pelos professores artista Eduardo Ver e Ezequiel. Na Sala de Oficinas

VISITAS MONITORADAS – A biblioteca recebe grupos previamente agendados para conhecer o acervo e a Sala de Cultura Popular. Agendamento pelo  telefone 5687-0408.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

XVI ENCONTRO DE ESCRITORES CORDELISTAS - Aldy Carvalho


 Dia 27/07, sexta-feira, às 19h
Show de  Cordel e Cantoria 
com
ALDY CARVALHO 



           Autor das obras A ganância de um Preguiçoso  e No Reino dos Imbuzeiros, premiadas em concurso nacional do MINC,  e dos CDs Redemoinho e Alforje,  Aldy Carvalho, Cantor, compositor, poeta e violonista, das barrancas do Rio São Francisco, (Petrolina -PE),  vem à Belmonte para falar sobre cordel e apresentar seu trabalho.
                                                                                  

  



























Biblioteca Belmonte
Rua Paulo Eiró, 525 - junto à Pça Floriano Peixoto
Santo Amaro - F. 5687-0408
dia 27/07/2012 - 6a.feira - 19h

GRÁTIS

terça-feira, 10 de julho de 2012

Os Bichos do Brasil estão na Belmonte - Teatro Infantil Grátis

Dia 21/07/2012, sábado – 11h  
- BICHOS DO BRASIL - 
Cia. PiA FraUs
Com trilha sonora composta especialmente para o espetáculo e 50 bonecos confeccionados com materiais naturais, Bichos do Brasil leva a beleza da fauna nacional às bibliotecas públicas. A montagem da Cia. Pia Fraus tem como objetivo apresentar para os pequenos os animais que vivem nos campos e florestas, que muitas vezes são desconhecidos por eles. Tudo por meio de recursos plásticos, sonoros e coreográficos, utilizando ritmos bem brasileiros, como forró, frevo, bossa nova, samba e maracatu.
50 minutos. -  Livre
Cia. PiA FraUs

Cia. PiA FraUs
Cia. PiA FraUs


Biblioteca Belmonte
Rua Paulo Eiró, 525 - junto à Pça. Floriano Peixoto
Santo Amaro - Fone 5687-0408
Dia 21/07/2012 - 11h


quinta-feira, 5 de julho de 2012

POMPAS E CIRCUNSTÂNCIAS PARA O REI DO BAIÃO NO VI ARRAIAL LITERÁRIO DA BELMONTE


A IV Edição do Arraial Literário da Biblioteca Belmonte foi um grande sucesso!  Um resultado conquistado com muita luta, criatividade e empenho da equipe.  O texto abaixo elaborado po Andrea de Sousa, expressa muito bem o que foi esta maravilhosa realização da equipe Belmonte.



"Estacionamento? Não: Salão de baile da corte! Biblioteca? sim: biblioteca do palácio! Parceiros artistas? mais do que isso: virtuoses palacianas! Equipe da biblioteca? sim: equipe sangue azul! grade de palco? Não: sequência de apoteoses! público assistente? Não: massa de súditos apologistas do rei do baião! Apresentadora? não: a arauta vinda diretamente do reino dos Inhamuns, Andréa de Sousa.


Pois é, assim mesmo. Nesse clima de reverência e referência a Luiz Lua Gonzaga - o Rei do Baião - aconteceu a 6ª edição do já tradicional Arraial Literário da Biblioteca Belmonte no dia 30 de junho, das 10 às 16h.  Luiz Gonzaga foi eleito como tema em 2012 por ocasião do seu centenário.

Já no palco, a cenografia sinalizava o tema: uma enorme sanfona aberta, sobreposta em um imenso chapéu, confeccionados com material reciclável, sugestão de Andréa de Sousa, design e confecão de Sabino Lopes e Isabel Andrade.

Versos, trovas e modinhas em formas de bandeirolas e corações cruzavam-se coloridas e animadas sobre os 640m2 do "estacionamento-terreiro” (ou seria “estacionamento-salão”?!) da Biblioteca.  

Em uma das tendas, o painel-pesquisa preparado por Dorinha Santana expunha a cronologia, discografia, uma coletânea de capas de vinís antológicos e curiosidades da rica trajetória do Gonzagão.

Como não mencionar o Xote Ecológico apresentado pelo grupo de idosos Alicerce, Saúde e Vida, da Vila Arriete que, usando um belo figurino, confecionado por eles próprios, valeram-se de garrafa pet, tampas, papelão, pilhas e ráfia e mostraram um a empolgante coreografia.

As crianças pesquisadoras e bailarinas do Colégio Acquarella Mater emocionaram o público ao dançar Carcará e fazer alusão ao ambiente sertanejo onde nasceu e cresceu Luiz Gonzaga. Os adolescentes do Social Bom Jesus - Clube da Turma nos conduziram a uma incursão comovente às etnias que formaram nossa cultura popular.






A Caravana do Cordel brindou a todos com mediação e declamação de cordéis sobre a rica trajetória do rei do baião, com direito à trilha sanfônica impecável do eclético Trio Arco Verde. E a quadrilha, então? composta por pais, filhos, equipe e parceiros e comandada pelo brincante Sabino Lopes ao som de Escurinho do Acordeon?  E o que dizer do momento  contagiante e emocionante do Forró de Seu Lula que nos foi trazido pelo vibrante grupo A Cabocaria, integrado por professores-mestres pernambucanos, pesquisadores de cultura popular?  Todos  foram envolvidos com os clássicos de Luiz Gonzaga tocados  com maestria pela rabeca, zabumba, triângulo, chocalhos e quase "se acabaram" em uma ciranda irresistível conduzida pela Cabocaria. Sabino Lopes, prata da casa e o menino-prodígio Gabriel Lopes cantaram e tocaram Luiz Gonzaga.

Nosso Sarau Sertanejo finalizou a programação envolvendo a platéia em um repertório junino com a mais autêntica expressão caipira.

Pois então:
 " São Luiz Gonzaga disse, São Jomar confirmou
que o 6º arraial literário da Belmonte foi ótimo,
porque o Santo Deus mandou!"
e mandou inclusive um público maravilhoso de mais de 300 pessoas. "

segunda-feira, 2 de julho de 2012

OBA! TEATRO INFANTIL GRÁTIS, SÁBADO, NA BIBLIOTECA BELMONTE

Dia 7/07/2012 – sábado- 11h

A PRINCESA JIA

As Meninas do Conto
A PRINCESA JIA  
Três filhos de um casal, crescidos e já em idade de trabalhar, partem cada qual por um caminho. José e Pedro se arranjam em uma cidade vizinha. 
Mas João, o caçula, vai parar em um castelo velho e feio onde mora uma jia (sapa) gorda e melequenta. 
O que ele não sabia é que essa sapa era uma linda princesa à espera de seu desencantamento. 

- Adaptação do conto popular brasileiro compilado por Luiz da Câmara Cascudo. Vencedor do Grande Prêmio da Crítica APCA-2002. -   censura livre



Biblioteca Belmonte
Rua Paulo Eiró, 525 - junto à Pça. Floriano Peixoto
Santo Amaro - Fone: 5687-0408
dia 07/07/2012 - 11h

Programação Cultural de Julho - Férias na Belmonte



Rua Paulo Eiró, 525 – junto à Pça. Floriano Peixoto - Sto Amaro – tel. 5687-0408
bmbelmonte@yahoo.com.br e bmbelmonteculturapopular@yahoo.com.br

PROGRAMAÇÃO GRATUITA – JULHO - 2012

FÉRIAS

PROGRAMA LEITURA NAS FÉRIAS -  Na Sala de Literatura Infantil crianças e jovens podem se inscrever para participar do programa de estímulo à leitura no período de férias escolares. Durante todo o mês de julho, os participantes devem ler títulos de livros com elaboração de resumos críticos. Outra opção no período é a Clínica de Leitura para crianças até 10 anos, com leitura de materiais na própria Sala de Literatura Infantil. Os participantes receberão certificado e livros em doação, durante uma cerimônia especial para seus familiares, professores e coordenadores pedagógicos, no início do 2º semestre letivo. De 2 a 31 de julho, das 10h às 17h.

TEATRO - INFANTIL


As Meninas do Conto
A PRINCESA JIA .Três filhos de um casal, crescidos e já em idade de trabalhar, partem cada qual por um caminho. José e Pedro se arranjam em uma cidade vizinha. Mas João, o caçula, vai parar em um castelo velho e feio onde mora uma jia (sapa) gorda e melequenta. O que ele não sabia é que essa sapa era uma linda princesa à espera de seu desencantamento. - Adaptação do conto popular brasileiro compilado por Luiz da Câmara Cascudo. Vencedor do Grande Prêmio da Crítica APCA-2002. -  Dia 7/07 – sábado- 11h - livre. -                                                       
Cia. PiA FraUs
Cia. PiA FraUs
BICHOS DO BRASIL - PiA FraUs - Com trilha sonora composta especialmente para o espetáculo e 50 bonecos confeccionados com materiais naturais, Bichos do Brasil leva a beleza da fauna nacional às bibliotecas públicas. A montagem da Cia. Pia Fraus tem como objetivo apresentar para os pequenos os animais que vivem nos campos e florestas, que muitas vezes são desconhecidos por eles. Tudo por meio de recursos plásticos, sonoros e coreográficos, utilizando ritmos bem brasileiros, como forró, frevo, bossa nova, samba e maracatu.
50 minutos. - Dia 21/07, sábado – 11h -  Livre

                 SHOW


SARAU SERTANEJO Todos últimos sábado do mês, grupos de viola caipira e cantoria se encontram no tradicional sarau sertanejo da Belmonte. O público canta, faz poesia matuta, propõe músicas e interage com os cantores e apresentadores. Organização: Paula Dundee.  Apresentação: Guarani,  A.Técnico: Ivoneide -  Dia 28/07, sábado, às 15h  




LITERATURA





XVI ENCONTRO DE ESCRITORES CORDELISTAS – Autor das obras A ganância de um Preguiçoso  e No Reino dos Imbuzeiros, premiada em concurso nacional do MINC,  e dos CDS Redemoinho e Alforje, Aldy Carvalho, Cantor, compositor, poeta e violonista, das barrancas do Rio São Francisco, (Petrolina -PE),  vem à Belmonte para falar sobre cordel e apresentar seu trabalho.Dia 27/07, 6a.feira, 19h.


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS 

ÁLBUM DE FAMÍLIA: Com Andréa Sousa - Evento que reúne a família em torno da mediação de leitura, narração de contos divertidos, brincadeiras e cantigas tradicionais. A família é incentivada a registrar o evento para a confecção de um painel fotográfico que será exposto na Sala Infantil. Dias 7, 21 e 28/07, sábado, das 11h30 às 13h.

OFICINA

SEMEANDO E AFIANDO LÍNGUAS ENCANTADAS  - Reflexões, dinâmicas e vivências sobre a arte de ler e contar histórias. Temas desta edição: contos divertidos e brincadeiras tradicionais.  Com a contadora de histórias e mediadora de leitura Antonia Andréa de SousaDia 14/07, sábado, das 11h30 às 13h.


EXPOSIÇÕES FIXAS: de segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 9h às 16h.

VISAGENS VISÕES COMUNS, VISÕES SUBLIMES: Exposição  é composta por xilogravuras feitas por Ernesto Bonato a partir de retratos também realizados pelo artista, de pessoas que circulam, trabalham ou moram no entorno da biblioteca. A exposição homenageia a arte popular na figura de homens e mulheres comuns, depositários e vivificadores da cultura brasileira. Exposição permanente no saguão da Biblioteca.
 
DIÁLOGOS ENTRE TÉCNICAS E GERAÇÕES - EXPOSIÇÃO DA PRODUÇÃO DE XILOGRAVURA DOS ALUNOS DA BELMONTE: Exposição dos trabalhos dos alunos dos cursos de xilogravura em várias técnicas, realizado de fevereiro a dezembro de 2009, coordenado pelos professores artista Eduardo Ver e Ezequiel. Na Sala de Oficinas

VISITAS MONITORADAS – A biblioteca recebe grupos previamente agendados para conhecer o acervo e a Sala de Cultura Popular. Agendamento pelo  telefone 5687-0408.